
Fisioterapia Respiratória
A fisioterapia respiratória pediátrica é uma especialidade focada no diagnóstico e tratamento de condições respiratórias em crianças, desde recém-nascidos até adolescentes.
O objetivo é melhorar/restaurar a função pulmonar, facilitar a remoção de secreções e promover a saúde respiratória geral.
Para isto, utiliza várias técnicas adaptadas a estas faixas etárias (que apresentam diferenças anatómicas e fisiológicas dos adultos) que vão desde as técnicas manuais e instrumentais, ao posicionamento e aos exercícios, tendo sempre como prioridade o ensino à família ou cuidadores.
Principais Indicações:
-
Bronquiolites
-
Pneumonias
-
Bronquites
-
Infecções respiratórias
-
Asma
-
Atelectasias
-
Derrames pleurais
-
Fibrose quistica
-
Status pós-cirurgicos (torácicos ou abdominais)
-
Condições neuromusculares tais como a distrofia muscular.
Importância:
A fisioterapia respiratória pediátrica é fundamental para garantir a saúde respiratória das crianças, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida. O tratamento é adaptado às necessidades específicas de cada criança, considerando a sua idade, condição e nível de desenvolvimento.
Atenção: Existem técnicas desatualizadas que já não devem ser utilizadas nos dias de hoje tais como a provocação do vómito ou as "pancadinhas" no tórax do bebé.
A fisioterapia respiratória não vai provocar dor no seu filho mas é natural que possa chorar ou mostrar desconforto durante a sessão por estar mais frágil e ser sempre um momento de desconfiança com um adulto que não conhece.
O profissional deve ter cuidados de desinfetar todo o material e local da consulta após o tratamento e o intervalo entre pacientes deve ser respeitado, de forma a prevenir o contágio entre pacientes.