
Consulta de avaliação dos freios orais
Consiste na avaliação realizada pela equipa de profissionais especializados para examinar a anatomia e a função dos freios orais na cavidade oral. No momento da avaliação, é necessário um contato com a família para entender a história clínica geral e ouvir os relatos e as situações pelas quais a mãe e ou a criança têm passado.
Os freios orais são estruturas membranosas, como o freio lingual que conecta a língua ao pavimento da boca, o freio labial que conecta o lábio superior à gengiva, além deste 2 ainda temos mais 5 que avaliamos também nesta consulta. Em alguns casos estes freios podem estar alterados, espessos demais e/ou curtos alterando a função, sendo necessário correção cirúrgica. No caso do freio da lingua ser restritivo e impactar na função, é a denominada anquiloglossia ou “lingua presa”.
Esta consulta é geralmente realizada quando há suspeita de problemas relacionados aos freios orais que podem afetar a função como no caso da sucção, fala, alimentação, respiração ou outras funções orais.
Alguns dos objetivos comuns da consulta de freios orais incluem:
● Avaliação da Anatomia: O profissional avalia a anatomia dos freios orais para determinar se eles estão funcionais ou restritivos.
● Alterações de funções: O profissional identifica alterações que podem ou não, estar associadas a freios orais restritivos, alterações essas como dificuldades de amamentação, alterações de fala, alterações de mastigação ou respiração, entre outros.
● Aconselhamento: O profissional após a avaliação irá aconselhar a família sobre as opções de tratamento disponíveis e explicar sobre os potenciais impactos dos freios orais restritivos.
● Encaminhamento de tratamento: Após o diagnóstico a família será encaminhada para qual o tratamento a seguir.
Em casos de freio alterado o olhar interdisciplinar e individualizado o quanto antes melhor!
É importante destacar que nem todos os freios orais têm de ser intervencionados. A decisão de realizar uma intervenção dependerá da avaliação clínica da equipa interdisciplinar e da necessidade identificada.
Se suspeita de problemas relacionados aos freios orais, é aconselhável procurar uma equipa de profissionais de saúde qualificados na área, para realizar uma avaliação adequada e oferecer orientação específica com base nas necessidades individuais.